NOTAÇÃO GREGORIANA - NOÇÕES BÁSICAS

 Se não conhece esta notação, esperamos que a leitura deste tópico o faça querer investigar mais acerca deste tema.

Abaixo está um exemplo de uma pauta gregoriana (Salve Regina) :









Princípios


A notação gregoriana foi primáriamente projetada para transpôr para papel os cantos sagrados  do início do segundo milênio.
A escala usada é, em notas modernas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Os intervalos entre estas notas são os mesmos da notação moderna.
As notas são escritas numa pauta de 4 linhas. Cada pauta corresponde a um único cantor, portanto não há acordes neste tipo de pautas (um ser humano normal teria dificuldade em cantar várias notas ao mesmo tempo).
Só está escrita a altura das notas, o mestre de côro (ou cantor ou chantre) é livre para escolher a duração. No entanto, em alguns casos, a indicação de notas mais longas ou mais curtas poderá ser fornecida.
As posições onde o cantor pode respirar (pausas) também são escritas.
Isto é equivalente às pausas da notação moderna.
Porque estamos falando de cânticos, as letras são quase sempre associadas com a pauta.
A cada palavra (ou sílaba) da letra corresponde uma ou várias notas (até 4).
Todas as notas cantadas na mesma palavra ou sílaba são agrupadas numa entidade chamada de Neuma.

 

Neumas


O neuma é a base da notação gregoriana.
Um neuma é definido por :
  • as notas que compõem o neuma (de uma a quatro)
  • os intervalos entre estas notas (para cima ou para baixo)
  •  
Cada neuma tem um nome diferente. As notas que compõem o neuma são desenhadas como um ponto quadrado (punctum quadratum), um rombo (diamante) ou uma linha realçada. Um neuma começa sempre no ínicio de uma sílaba.
Um neuma é sempre lido da esquerda para a direita (como na notação moderna) mas debaixo para cima quando as notas são escritas na mesma coluna.
Por exemplo :
Aqui podemos ver três notas escritas em notação moderna. A altura é incrementada da primeira para a segunda, e incrementada novamente da segunda para a terceira.








É o neuma “Scandicus”, escrito como em baixo na notação gregoriana :








Podem ser escritas no mesmo neuma de 1 a 4 notas. Portanto podem existir até 3 alterações de altura (inflexões) num único neuma. Existem então 1+2+4+8, ou seja 15 neumas diferentes. Cada qual com um nome próprio.
 



Número
de notas
Inflexões Nome do Neuma
1 Nenhuma Punctum (notas simples) ou Virga (nota com haste)
2 Aumentada (A) Podatus (pes)
2 Baixada (B) Clivis (flexa)
3 UU Scandicus
3 UD Torculus
3 DU Porrectus
3 DD Climacus
4 UUU Virga praetripuncits
4 UUD Scandus flexus
4 UDU Torculus resipunus
4 UDD Pes subtripunctis
4 DUU Porrectus resupinus
4 DUD Porrectus flexus
4 DDU Climacus resupinus
4 DDD Virga subtripunctis
 

Exemplo:

Aqui está um neuma. Pela tabela acima, é um neuma de 3-notas, subindo e baixando, portanto chama-se Torculus.






Indicação de tempo





Geralmente, as notas têm a mesma duração. É no entanto possível fornecer informação acerca da duração da nota numa partitura.
Uma nota longa será notada com um ponto (punctum mora), como na notação moderna.
Uma nota curta (liquescens) será indicada através de um pequeno quadrado. Geralmente esta nota está posicionada no fim do neuma, e altera o seu nome.

 

Acidentes


Dois tipos de acidente podem ser encontrados na notação gregoriana : bemol e bequadro. Os acidentes são notados da mesma maneira que na notação moderna.

 

Claves


Existem dois tipos de claves :

Clave de:





(o Dó está localizado na linha apontada pela seta)
 
Clave de:





(o Fá está localizado na linha apontada pela seta)
 

Estas claves podem ser escritas em qualquer linha da pauta, para indicar qual o nome da nota que lhe corresponde.
Armadura de clave (acidentes logo após a clave) são raros mas possíveis : por vezes poderá encontrar um bemol na armadura de clave.

 

Respiração


Os indicadores de respiração são equivalentes às pausas encontradas na notação moderna. São escritos como uma linha vertical.

 

Custos


Os Custos são pequenas notas escritas na pauta, na margem direita do papel. Servem para indicar ao cantor qual será a próxima nota na linha seguinte.